Flor japonesa tem composto promissor anti-HIV

foto
Foto: Divulgação

Utilizando compostos químicos encontrados em uma planta japonesa e luz ultravioleta, uma equipe do Instituto de Pesquisas Scripps, nos Estados Unidos, criou uma "biblioteca química" com dezenas de compostos sintéticos com potencial biomédico.
Embora tenham estudado apenas uma parcela deles até agora, os cientistas já descobrirem que um dos compostos é capaz de combater a inflamação e inibir a replicação do vírus HIV.
Os pesquisadores agora planejam otimizar o potencial do composto farmacêutico para que ele possa entrar no processo de desenvolvimento de um novo medicamento.
Biyouyanagi
A planta Hypericum chinense, conhecida no Japão como biyouyanagi, além de suas belas flores amarelas, produz compostos químicos potentes, conhecidos como biyouyanagins.
Da mesma família da Erva de São João, os biyouyanagins possuem uma intrigante estrutura molecular, com potencial para atuarem não apenas na luta contra o HIV, mas também em aplicações antitumorais.
Anti-HIV e anti-inflamatório
O composto número 53 da nova biblioteca se destacou.
Um lado da sua estrutura é essencialmente a mesma de um biyouyanagin natural, enquanto o outro lado é um agrupamento com uma identidade estrutural, como as bases encontradas no DNA.
No teste do HIV, ele é comparável ao conhecido medicamento anti-Aids, o AZT, embora não seja tão potente.
Nos testes de anti-inflamatórios, ele se mostrou tão ou mais potente do que os produtos comercialmente disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário