Alagoano é homenageado no Ano Internacional da Química

por Thayanne Magalhães
(27/01/2011 18:35)


A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2011 como o Ano Internacional da Química e, como parte das comemorações, foi lançado nesta quinta-feira (27) o edital para o concurso de monografias sobre a vida de José Freitas Machado. Natural de Pão de Açúcar, Alagoas, Freitas foi um dos fundadores da Escola Nacional de Química, atual curso de Química da universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Thayanne Magalhães
Thayanne Magalhães
Representantes de vários órgãos participaram do evento

José Freitas Neto é um nome importante para o desenvolvimento da química no Brasil e, o objetivo do edital é dar visibilidade e não deixar no esquecimento mais um alagoano com relevantes serviços prestados ao país.

Thayanne Magalhães
Thayanne Magalhães
Olavo de Freitas Machado, de 84 anos, sobrinho de José Freitas Machado
Na ocasião, que aconteceu no Memorial à República, localizado na Praia da Avenida, estiveram presentes o sobrinho do químico,Olavo de Freitas Machado, de 84 anos, o secretário chefe do Gabinete do Estado, Álvaro Machado, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Ana Dayse, o diretor da Escola de Química da UFRJ, Osvaldo Galvão Cunha, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Seton e o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Tadeu Muritiba.

Olavo, sobrinho de José Freitas, disse que acha a homenagem muito importante. “Eu vim aqui me sentir feliz. A Braskem, junto com o Governo e instituições federais estão memorizando meu tio, irmão de minha mãe, um alagoano do Sertão, que se projetou nacional e internacionalmente”

Nenhum comentário:

Postar um comentário