Profissional de Química fala um pouco mais sobre a profissão
Além da área industrial e petrolífera, quem faz este curso pode ainda atuar na área de licenciatura e pesquisa investigando novas substâncias e processos
10/02/2011 - 07:39


 A profissão exige atenção e cuidados(Fotos: Acervo pessoal)
A química é a ciência que estuda a matéria, sua composição e transformação e está presente em praticamente todas as atividades humanas, tornando a profissão, a mais vasta área da ciência e do conhecimento e uma das mais amplas em termos de campo de trabalho.
O químico Antônio Carlos dos Santos, que atua na profissão há mais de 20 anos, conversou com o Portal Infonet sobre a profissão, o porquê de ter escolhido-a, vantagens e desvantagens para quem pretende seguir essa área. “Acho que tenho perfil, pois tenho a meticulosidade, a introspecção, a curiosidade, a inquietação em pesquisar e saber os por quês de como as coisas funcionam. O desejo de transformar, modificar, criar coisas novas e melhores são as principais características de um químico”, disse o profissional, que atua na Petrobras, como químico petrolífero.
Dia a dia a Profissão

O químico ressalta a segurança como um dos fatores de risco da profissão
Sobre o dia a dia da profissão, ele explica que “No meu trabalho tenho várias atribuições, as quais vão desde a construção de um poço de petróleo até a sua entrega produzindo óleo e gás com qualidade, passando este por diversas fases bem específicas onde à participação de um químico é imprescindível, inclusive na manutenção de sua via útil e até ao abandono quando este não for mais comercialmente viável".
Dificuldades 
Para ele, as dificuldades são diversas, principalmente quando se fala de segurança, visto que os acidentes envolvendo químicos vem crescendo nos últimos tempos. “Segurança gera custos numa empresa, o que pode torná-la um fator risco. Cabe aos órgãos da profissão[CFQ/CRQ’s] fiscalizar, proteger os trabalhadores e a sociedade”, ressaltou.
Mercado de trabalho
Pelo fato do químico atuar em praticamente todos os ramos do trabalho humano, afinal ele deve estar presente desde em uma empresa de cosméticos, passando por manufatura/processamento de alimentos, medicamentos (química fina), petróleo (todas as fases), petroquímica, aeroespacial, agroindústria, metalúrgica, indústria daguerra, serviços e saneamento, etc, seu campo de trabalho é vasto e promissor. Além da área industrial e petrolífera, quem faz este curso pode ainda atuar na área de licenciatura e pesquisa investigando novas substâncias e processos.
Para quem deseja seguir a profissão
Em Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe oferta anualmente vagas nos cursos de Quimica Industrial, Química Bacharelado, Química Licenciatura e Engenharia Química. No Instituto Federal de Sergipe(IFS), oferta o curso técnico em Química. Dentre as instituições particulares, somente a Faculdade Pio Décimo oferta o curso de Engenharia Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário